fbpx

O que é Presbiopia?

Você já ouviu falar em visão cansada? Se você tem mais de 40 anos, acredite, as chances de você apresentar os sintomas da presbiopia são grandes!

Homem com dificuldade para enxergar, precisando esticar o braço,e com presbiopia

A presbiopia, também conhecida como vista cansada ou síndrome do braço curto, é um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos. Ou seja, um processo comum que acomete a todos nós normalmente a partir dos 40 anos.

Se você está tendo dificuldade para focar objetos e precisa afastar o braço para poder enxergar, esse é um dos sintomas que indicam a presbiopia. Ou seja, a falta de foco, a pessoa começa a afastar ou aproximar os objetos para facilitar a leitura. Geralmente ocorre devido ao desgaste natural dos nossos olhos.

Causas da presbiopia:

Primeiramente, a presbiopia não é o mesmo que miopia, hipermetropia ou astigmatismo. A diferença entre eles é que os três são problemas de visão com relação ao globo ocular, ou seja, a sua forma. Já a presbiopia ou visão cansada, é o processo natural de envelhecimento dos olhos. Em outras palavras, é algo que não tem como evitar e que 100% das pessoas sentiram esse processo.

Dentro do nosso olho nos temos o cristalino, que é considerado a lente dos nossos olhos. Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. Portanto, a pessoa não consegue enxergar com nitidez os objetos próximos. À medida que vamos envelhecendo, acontece um processo de desgastante natural também dos nossos olhos, ou seja, o cristalino começa a perder sua flexibilidade. Consequentemente a pessoa não consegue enxergar com tanta nitidez, seus olhos perdem forças e começam a não focar igual antigamente.

Além disso, a presbiopia também pode ser acelerada como abuso no uso de aparelhos eletrônicos que emitem luz azul. Por isso é importante cuidar da saúde de seus olhos.

Sintomas da visão cansada:

  • Entre os sintomas da presbiopia, temos:
  • – Dificuldade para conseguir enxergar/focar imagens e letras menores;
  • – Visão turva ao precisar ler algo que esteja em distância normal;
  • – Dor de cabeça após realizar tarefas que envolvam a visão de perto;
  • – Precisar de mais luz quando for enxergar para perto;
  • – Necessidade de afastar algo que se está lendo;
  • – Desconforto e ardor nos olhos;

Diagnóstico da presbiopia:

O diagnóstico é feito através de exames, mas não se preocupe, como é um problema comum, com uma visita ao especialista, a presbiopia pode ser facilmente diagnosticada e depois tratada. Por isso é importante ficar atento aos sintomas das alterações na visão e buscar a ajuda de um médico oftalmologista para obter acompanhamento logo após os primeiros sinais, pois qualquer doença diagnosticada com antecedência, o tratamento será mais eficaz.

Tratamento em casos de presbiopia:

Podemos corrigir e estabilizar com tratamentos adequados, que será indicado pelo médico oftalmologista. Para manter a saúde dos seus olhos, geralmente os tratamentos mais comuns para corrigir são:

Cirurgia: é um procedimento realizado conforme o caso de cada paciente e da sua prescrição médica. Portanto, a cirurgia costuma ser rápido e preciso, mas não é igual para todo mundo. Clique aqui e saiba mais sobre a cirurgia.

Lentes de contato: tem a mesma função dos óculos, só que elas exigem muito mais cuidados, princialmente relacionado a limpeza para evitar qualquer problema no seu olho. É uma ótima alternativa para quem não gosta de usar óculos. Clique aqui e saiba mais sobre lentes de contato.

Óculos: as lentes multifocais são diferentes porque possuem os três campos de visão: visão de perto, visão intermediária e visão de longe na mesma lente. Clique aqui e saiba mais sobre os óculos.

Portanto, se ficou alguma dúvida, acha que apresenta alguns dos sintomas, agendar sua consulta pelo telefone/WhatsApp (41) 3020-4646.

Médicos de Olhos S.A, um olhar de confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.