fbpx

Miopia: o que é, causas, sintomas e tratamento

Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872

A miopia é um erro refrativo bastante comum em que os olhos podem ver nitidamente de perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. É comum a pessoa que tem miopia não conseguir enxergar o nome do ônibus que está vindo ou ler alguma placa, por exemplo.

Isso acontece, pois quem tem miopia tem o formato do globo ocular mais longo do que deveria ser. Ou seja, a imagem não é formada corretamente na retina, no caso os objetos são focados à frente da retina, assim, a imagem transmitida ao cérebro não corresponde à imagem correta fazendo com que a visão dos objetos distantes pareça turva e, consequentemente, provocando a dificuldade de enxergar de longe.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Em geral, o grau de miopia aumenta durante o período de crescimento. Além disso, ser míope aumenta o risco de problemas como descolamento de retina e degeneração macular, que pode levar à cegueira.

Em relação às crianças, a miopia vem crescendo devido ao uso excessivo de computadores, celulares, ou seja, aparelhos eletrônicos. Segundo o levantamento feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão, sendo a miopia a campeã. Por isso, é muito importante que os pais levem as crianças ao oftalmologista.

Visão normal e visão com miopia

Causas da miopia

A miopia ocorre quando a córnea é curva demais ou, mais comumente, quando o olho é mais longo do que o normal. Em vez de estar focado justamente na retina, a luz é focalizada na frente desta, resultando em uma aparência borrada para objetos distantes.

Embora se desconheça de forma exata as causas, normalmente a miopia está associada ao fator genético. Ou seja, crianças cujos pais são míopes têm maior chance de desenvolver miopia. Além disso, pode afetar tanto homens, quanto mulheres, de igual forma.

Também existem outros fatores para o desenvolvimento, uma delas é o tempo excessivo em frente a aparelhos eletrônicos, como, por exemplo: TV, celulares, tablet, etc. Ou seja, tudo o que cansa os olhos, e de uso exagerado, pode se tornar um fator.

Como uma pessoa com miopia enxerga

Sintomas

Existem alguns sintomas que ajudam a identificá-la. São elas:

  • Dores de cabeça;
  • Fadiga ocular (visão cansada);
  • Lacrimejamento;
  • Forçar a visão ou apertar os olhos;
  • Dificuldade em enxergar objetos distantes;
  • Dificuldade para assistir a filmes, dirigir automóveis, entre outros;
  • Miopia na infância.

Geralmente, a miopia é notada pela primeira vez durante a infância, no período escolar. Muitas vezes, as crianças não conseguem ver nitidamente as informações anotadas no quadro. Uma criança míope pode:

  • Apresentar estrabismo;
  • Precisar se sentar na frente da sala de aula, assim como mais perto da televisão ou no cinema;
  • Manter livros muito próximos durante a leitura;
  • Não enxergar objetos distantes;
  • Piscar excessivamente;
  • Esfregar os olhos com frequência.

Tratamento

Infelizmente não existe cura para miopia. O objetivo do tratamento é fornecer ao paciente uma correção visual confortável e manter a boa saúde ocular. Lembrando que apenas o oftalmologista poderá indicar o melhor tratamento, por isso é importante se consultar periodicamente com o especialista. Além disso, quanto mais cedo o diagnóstico, melhor será o tratamento, pois é preciso evitar qualquer evolução do problema de visão, que pode se tornar grave com o tempo.

O tratamento para miopia pode ser feito com o uso de óculos ou lentes de contato que ajudam a focar os raios de luz, colocando a imagem sobre a retina do olho.

No entanto, outra opção é a cirurgia refrativa que pode ser feita, geralmente, quando o grau se encontra estabilizado. A cirurgia utiliza um laser capaz de moldar a lente natural do olho para que foque as imagens no local correto, diminuindo a necessidade de o paciente utilizar óculos.

As formas de correção para miopia permitem levar uma vida perfeitamente normal, restabelecendo uma boa acuidade visual aos pacientes.

Portanto, agende sua consulta. O diagnostico precoce é essencial para um melhor tratamento.


Médicos de Olhos S.A, Um Olhar de Confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.