Crosslinking: O Tratamento Revolucionário para Ceratocone​

Você sabia que uma em cada cinco pessoas diagnosticadas com ceratocone acaba precisando de um transplante de córnea para conter a progressão da doença? Entretanto, existe um tratamento que vem buscando diminuir esse percentual: o crosslinking corneano.

Por Médicos de Olhos

Benefícios e Funcionamento do Crosslinking:

Baseando-se no fortalecimento do colágeno corneano através do uso do ultravioleta, o crosslinking do colágeno é um tratamento que muda as propriedades biomecânicas da córnea aumentando sua resistência em cerca de 70%. O objetivo é reduzir e até mesmo eliminar a evolução do ceratocone e evitar a necessidade do transplante de córnea.

Procedimento Cirúrgico Ambulatorial:

Esse tratamento é realizado em regime cirúrgico ambulatorial e dispensa internação. Ambos os olhos podem ser abordados na mesma cirurgia, mas o cirurgião pode recomendar tratamentos separados.

Realização do Tratamento:

Para sua realização, colírio anestésico é administrado no olho a ser tratado. Em seguida, gotas de Riboflavina (vitamina B2) são pingadas, finalizando com à aplicação de um espectro de luz ultravioleta (UVA). O protocolo mais moderno, o Fast Crosslinking, consiste na aplicação deste colírio por 10 minutos e da luz UVA por mais 10 minutos. Ao final, uma lente de contato terapêutica é colocada para proteção do olho por alguns dias.

Pós-Operatório e Recuperação:

No pós-operatório, é recomendado que o paciente use óculos escuros até que a cicatrização se complete. Medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios são prescritos, por cerca de 15 a 30 dias. Apesar de ser um procedimento indolor, após a cirurgia o paciente pode apresentar algumas alterações temporárias, como irritação ocular, sensação de areia, fotofobia, visão embaçada ou dupla. Mas, de maneira geral, esses quadros diminuem gradualmente ao longo das semanas de recuperação.

Eficácia do Tratamento e Segurança:

A efetividade do tratamento gira em torno de 80 a 90% dos casos, ou seja, apenas 10% dos casos podem sofrer alguma progressão após o tratamento. Nesses casos, pode ser necessária uma segunda aplicação do tratamento, a qual geralmente pode ser feita sem problemas. Por ser um tratamento altamente eficaz, moderno e seguro, o crosslinking atualmente é o tratamento de escolha para a progressão do ceratocone.

Este conteúdo foi elaborado por Dra. Natália Trench Maia, médica integrante do programa de fellowship do Medicos de Olhos S.A. O programa de fellowship recebe anualmente profissionais da oftalmologia para subespecialização, oferecendo uma vivência clínica intensa que abrange atendimento, exames e cirurgias. Os participantes passam por um rigoroso processo de seleção, garantindo a excelência do programa e têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades sob a orientação de especialistas renomados, como o Dr. Hamilton Moreira, contribuindo para o avanço da oftalmologia no Brasil.

Notícias em destaque

Vídeo em destaque

Pronto Atendimento Unidade Premium Batel.