fbpx

Entenda como é a visão na terceira idade, com Dr. Murilo Dallarmi

visão-na-terceira-idade.jpg

Visão na terceira idade:

Com o avanço da idade é natural que as pessoas tenham um pouco mais de dificuldades para enxergar. Afinal, com o passar dos anos nosso corpo não é mais o mesmo e os sintomas de desgaste da saúde ocular é um dos primeiros a se manifestar.

Com a chegada da velhice, uma boa visão representa qualidade de vida e autonomia. Mas para manter uma boa saúde ocular, cuidados com a saúde durante a juventude a vida adulta são fundamentais.

Em entrevista com o Dr. Murilo Dallarmi Carneiro, o oftalmologista explica que a chegada dos problemas de visão na terceira idade pode ter relação direta com nosso estilo de vida nos anos anteriores.

Hábitos saudáveis

Primeiramente, como a prática de atividades físicas e boa alimentação influenciam diretamente na saúde dos olhos.

Além disso, o uso frequente de dispositivos eletrônicos com tablets, celulares e computadores, a exposição excessiva a radiação ultravioleta, o tabagismo e a poluição afetam de forma significativa a visão, repercutindo durante a velhice.

Doenças que podem afetar a visão na terceira idade

Doenças como a diabetes e a hipertensão (pressão alta), comuns em pessoas idosas, são fatores de risco que estão diretamente associadas a saúde dos olhos.

Hoje, o diabetes (tipo 1 e 2) é uma das principais causas de cegueira no mundo, atingindo geralmente os pacientes que possuem a doença há bastante tempo e que não fazem o devido controle da glicemia (açúcar no sangue).

Além disso, principal doença visual associada a diabetes é a retinopatia diabética, causando problemas sérios a retina, gerando lesões irreversíveis, e consequentemente, levando os pacientes a cegueira.

Também podemos destacar uma outra doença ocular comum inerente ao avanço da idade que é a degeneração de retina. Sendo considerada uma das principais causas de perda de visão em pessoas acima 60 anos de idade, a doença causa lesões na mácula, região do olho responsável pela visão central, que nos permite ver objetos em frente ao nosso campo visual.

Além disso, em algumas pessoas, a degeneração macular pode progredir lentamente, não sendo perceptível durante muito tempo. Contudo, já em outros pacientes a doença aumenta rapidamente, podendo levar à perda de visão em um ou em ambos os olhos.

Portanto, segundo o Dr. Murilo, a maioria das doenças oculares, felizmente, se diagnosticadas precocemente e tratadas adequadamente, evitam a progressão das doenças oculares e a perda da qualidade de visão.

Avanço da medicina

A medicina tem avançado muito para nos ajudar com tratamentos específicos, visando maior expectativa de vida da população para um envelhecimento com maior qualidade de vida. Porém, a melhor forma de prevenir é o acompanhamento frequente ao Oftalmologista, pois somente o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para cada caso são garantias de uma melhor qualidade de visão na terceira idade.

Se você é um paciente que está preocupado com a chegada da idade, não deixe de consultar um médico periodicamente. Somente o oftalmologista poderá diagnosticar e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Agende sua consulta: 3020-4646

Médicos de Olhos S.A, Um Olhar de Confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.