fbpx

Tudo sobre Miopia infantil, com Dr. Flávio Bassoli

miopia-infantil.jpg

Tudo sobre Miopia infantil, com Dr. Flávio Bassoli:

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, inclusive das crianças. Portanto, é importante cuidar da saúde visual.

Um dos distúrbios visuais mais frequentes é a MIOPIA.

A miopia é um distúrbio visual caracterizado pela dificuldade de enxergar de longe. Nos olhos dos míopes, as imagens são focadas incorretamente, a frente da retina, fazendo com que a visão de objetos distantes seja percebida de forma turva.

Miopia Infantil

Primeiramente, sabemos que não é difícil passar mais de uma ou duas horas em frente ao computador, mexendo no celular ou usando um tablet, por exemplo. Contudo, com o uso excessivo dos eletrônicos, um dos problemas que pode afetar é a miopia infantil.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), três em cada 20 crianças do ensino fundamental apresentam algum distúrbio visual. Dado isso, podemos perceber a importância de um acompanhamento oftalmológico, principalmente quando realizado desde o nascimento da criança, pois quanto mais precoce o diagnóstico, melhor.

Miopia Infantil – Dr. Flávio Bassoli responde sobre as dúvidas mais frequentes em relação a miopia infantil:

Como sei que o meu filho pode ter miopia?

Se a criança apresentar dificuldade para enxergar de longe, também fechar muito os olhos para conseguir visualizar objetos e, além disso, mostrar alteração no seu aprendizado na escola, pode se pensar em procurar um especialista para verificar o quadro.

Quais as principais causas da miopia na infância?

Primeiramente a principal causa é a genética. Pais e mães com miopia podem, dependendo da carga genética, passar para os seus filhos. Atualmente também podemos dizer que os aparelhos eletrônicos podem se tornar um grande problema quando usado de maneira inadequada.

Existe prevenção para miopia?

Essa questão está associado ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos, o policiamento ao usar é fundamental. Além disso, alguns estudos científicos apontam que, em alguns casos, pode-se retardar o aparecimento da miopia. É importante fazer intervalos no uso dos eletrônicos.

Portanto, quanto mais cedo a identificação, maiores são as chances para que a criança tenha o tratamento adequado, evitando grandes danos à visão. Caso a criança não apresente nenhum problema, o acompanhamento deve ser realizado anualmente com um profissional oftalmologista ou no período estabelecido pelo seu médico.

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização. Agende sua consulta pelo telefone/WhatApp 41 3020-4646.

Médicos de Olhos S.A, Um Olhar de Confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.