Excesso de videoconferências e acesso às telas aumenta a exaustão

Tráfego da internet cresceu 30% no Brasil, o que demonstra uso exagerado de aparelhos eletrônicos

Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872

Excesso de videoconferências e acesso às telas aumenta a exaustão

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), a pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que o tráfego de internet no Brasil crescesse 30%. Além de ficar muito tempo em casa, o que permite assistir mais filmes e TV, as pessoas passaram a trabalhar com videoconferências e as crianças estão em aulas virtuais. Já existe, inclusive, o nome para o fenômeno causado pelo excesso de telas, que leva a exaustão mental. É o “Zoom Fatigue”, termo que, num primeiro momento, faz menção a um dos mais populares aplicativos de videoconferência. Com o contato presencial anulado, a necessidade de chamadas para novas interações cresce, fazendo com que, no fim do expediente, a pessoa sinta como se houvesse passado o dia em uma longa e interminável reunião.

Além do cansaço mental, o uso exagerado de dispositivos eletrônicos pode acarretar sérios danos à saúde dos olhos, além de agravar problemas oftalmológicos já existentes. Entre eles está o aumento de casos da Síndrome da Vista Cansada, ou Presbiopia. “Dentro do nosso olho temos o cristalino, que é considerado a lente dos nossos olhos. Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. Portanto, a pessoa não consegue enxergar com nitidez os objetos próximos. À medida que vamos envelhecendo, acontece um processo de desgaste natural também dos olhos, ou seja, o cristalino começa a perder sua flexibilidade. Consequentemente a pessoa não consegue enxergar com tanta nitidez, seus olhos perdem forças e começam a não focar igual antigamente”, conta o oftalmologista Hamilton Moreira (CRM 9388 | RQE 2872). Ele conta que presbiopia pode ser acelerada como abuso no uso de aparelhos eletrônicos que emitem luz azul. 

Aparelhos eletrônicos e problemas de visão

Existe, ainda, a Síndrome da Visão por Computador (CVS), também causada pelo uso excessivo dos aparelhos que emitem luz azul, prejudicial para a retina. Outros sintomas de que a visão está sobrecarregada são:

  • Visão turva,
  • Vermelhidão nos olhos,
  • Tensão ocular também são sintomas do problema.

Teste aqui sua visão

“Manter olhos fixos na tela do computador não é tarefa fácil, pois exige um esforço constante para focar na visão de perto”, conta o médico oftalmologista Hamilton Moreira (CRM 9388 | RQE 2872). Ele reforça o perigo de desenvolver a “falsa miopia”, que é a dificuldade de enxergar de longe. “Isso acontece porque o músculo ciliar, que fica dentro do olho, se contrai para focalizar imagens próximas, esforçando-se para isso. Com o esforço constante, ele entra em fadiga”, completa Moreira.

Para evitar problemas maiores, o mais indicado é fazer pausas ao longo do dia e evitar muitas horas exposto às telas. A qualidade e a quantidade da iluminação ambiente, a ventilação, poeira e fumaça de cigarro são outros fatores agravantes.

Confira a live sobre Saúde ocular e a Era digital, com o Dr. Felipe Erthal (CRM 38041 | RQE 23682).


Médicos de Olhos S.A, Um Olhar de Confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.