fbpx

Saiba mais sobre o transplante de córnea

Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872

O que é transplante de córnea?

O Transplante de Córnea é um procedimento cirúrgico que consiste na substituição do centro de uma córnea doente por outra saudável, a partir de um doador. Tem como objetivo melhorar a visão ou corrigir perfurações oculares.

É uma cirurgia muito bonita, com ótimos resultados. Contudo, precisa ser muito bem indicada pelo especialista, pois não é considerado uma cirurgia simples. Ou seja, primeiramente é priorizado outros tipos de tratamento para melhorar a qualidade visual, onde o transplante, em uma linha de tratamentos, ela seria a última opção, em relação as doenças que afetam a córnea.

A córnea do doador é retirada de um indivíduo recentemente falecido, sem doenças ou outros fatores que possam afetar a viabilidade do mesmo ou a saúde do receptor, ou seja, a triagem é rigorosa.

transplante de córnea

O que é a córnea?

A córnea é a parte mais externa, localiza a frente do nosso olho. Ela precisa ser transparente para receber a luz que irá atravessar o globo ocular e atingir a retina para formar a visão, e forte para proteger a área interna do olho contra traumas e infecções. Quando algum problema afeta a córnea (como infecções, alergias ou comprometimento da qualidade e/ou quantidade da lágrima), a função normal dessa estrutura é alterada, e isso pode levar a baixa visão.

Dentre as principais doenças que acometem a córnea, temos o ceratocone, a síndrome do olho seco, as ceratites infecciosas, as distrofias corneanas e o trauma ocular.

Nosso grau é todo determinado pela córnea, ela é responsável pela nossa principal lente do olho. Sua camada é considerada fina na parte central, com aproximadamente 5 milímetros de espessura, e nas bordas pouca coisa mais expeça.

Assim como sua transparência, as alterações na curvatura da córnea também poderão prejudicar a visão. Contudo, quando falamos em córnea saudável, além de ser transparente, ela também deve apresentar uma curvatura capaz de ajudar na formação da imagem na retina (focar a imagem, melhorando sua nitidez).

córnea, no transplante de córnea

Indicações para o transplante de córnea

O Transplante de córnea pode ser indicado em casos onde apresenta:

Alterações de sua transparência, como, por exemplo: inchaço, cicatrizes, opacidades ou distrofias;

Alterações de sua curvatura, como, por exemplo: ceratocone ou irregularidades decorrentes de cicatriz;

Perfuração com perda de tecido corneano, como, por exemplo: úlcera de córnea perfurada.

Tipos de transplantes de córnea

A cirurgia dura, aproximadamente, uma hora, utiliza anestesia local e pode ser realizada em três modalidades:

Penetrante: antigamente era muito comum realizar essa técnica que consiste em retirar toda a estrutura da córnea do paciente e substituir pela córnea do doador. Ou seja, mesmo que nem toda espessura fosse afetada, há a substituição de todas as camadas da córnea;

Lamelar: atualmente, em casos onde a doença é seletiva em relação ao acometimento, há a substituição somente das camadas externas. Ou seja, essa técnica consiste na troca apenas da parte anterior da córnea, preservando o impermeabilizante do paciente, e assim diminuindo os índices de rejeição.

Endotelial: há a substituição somente das camas internas.

Doação de córnea

A doação de olhos é feita através de diversos Bancos de Olhos. As filas são estaduais, ou seja, quem reside no Paraná não pode entrar na fila de São Paulo ou de outro estado. Além disso, essas filas demoram de acordo com cada estado. No Paraná existem 3 bancos ativos.

Todo mundo pode doar, independente de idade, sexo, raça, tipo sanguíneo ou cor dos olhos. Apenas deve ser sinalizado aos seus familiares o interesse em ser doador em vida pelo falecido, ou, por familiares, voluntariamente, logo após o óbito. Os doadores são devidamente triados para serem transplantados.

Confira o vídeo abaixo para mais detalhes sobre o transplante de córnea, com o Dr. Lucas Shiokawa (CRM 25450 | RQE 1966) e o Dr. Guilherme Gubert Muller (CRM 23726 | RQE 1181).


Médicos de Olhos S.A, Um Olhar de Confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.