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SEMANA SIPAT – Saúde mental

Porque cuidar da saúde emocional?

Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872

Porque cuidar da saúde emocional?
Porque cuidar da saúde emocional?

A saúde emocional é caracterizada pela capacidade de controlar e gerenciar as alterações de comportamento que influenciam nossas atividades cotidianas.

Nesse sentido, aborda-se sentimentos que ocasionam falta de motivação, vida afetiva vazia, objetivos pessoais e profissionais difusos, comportamentos apáticos e de procrastinação frente às atividades diárias.

É fundamental não somente identificar os problemas relacionados à saúde emocional, mas também guiar suas atitudes para resolvê-los. Um caminho viável é reeducar nossos pensamentos e conquistar a saúde emocional.


Reeducar os pensamentos é um processo. A princípio, essas ações não serão naturais, e será necessário fazer um grande esforço para mudar o padrão de resposta. No entanto, com o tempo tudo isso se torna mais fácil e até mesmo automático. Portanto, confira os principais passos para conquistar a saúde emocional:

1. Identifique pensamentos e emoções

O primeiro passo para conquistar a saúde emocional é nos tornamos conscientes do processo de geração de emoções e sentimentos. Para isso, é necessário tirarmos nossas reações do piloto automático, identificando como as circunstâncias nos afetam e quais os pensamentos que vêm à nossa mente.

Por uma semana, faça um diário. À noite, antes de dormir, relate cerca de cinco ou seis acontecimentos, bem como as emoções que eles despertaram em você. Por exemplo:

  • situação: um motorista me xingou no trânsito;
  • emoção: Irritação;
  • pensamento: se eu pudesse, daria uma bofetada;

Portanto, não se recrimine pelas emoções negativas, mas pense que é necessário mudar seu padrão de pensamento para evitar que isso o prejudique ou gere comportamentos inadequados.

saúde emocional: Identifique pensamentos e emoções

2. Invista em comportamentos positivos

A autoestima deve ser sempre cultivada através de comportamentos e atitudes positivas. Mude o visual, modifique o jeito de se vestir, aposte nas novidades e tendências sobre estética e beleza, enfim: invista naquilo te faz se sentir bem.

Além disso, melhore sua atitude e se aproxime de pessoas alegres, motivadoras, que possam te ajudar a controlar suas emoções e a crescer pessoal e profissionalmente.

Paralelamente, procure eliminar o ódio, a angústia, a inveja, a solidão e o estresse. Ou seja, Administre as tensões e preocupações diárias para que elas não atrapalhem suas funções vitais de alimentação, sono e convívio social.

Mas lembre-se de estabelecer metas realistas para que seus objetivos possam ser alcançados. Se o resultado for positivo, aproveite para se recompensar!

saúde emocional: Invista em comportamentos positivos

3. Melhore sua alimentação

Cuidar da alimentação é uma ótima forma de se manter emocionalmente saudável. Ou seja, uma nutrição adequada pode prevenir comportamentos de irritabilidade e sintomas de depressão.

Invista principalmente em alimentos ricos em Omega 3 (frutos do mar, óleo de linhaça, carnes vermelhas), vitaminas do complexo B (ovos, banana, abacate) e ácido fólico (vegetais verde escuros, frutas cítricas).

Além disso, também é recomendável a infusão de chás calmantes, como flores de camomila, raízes de valeriana e folhas de passiflora.

Esses nutrientes ajudam a melhorar o funcionamento do cérebro, pois acalmam e diminuem os sintomas de ansiedade.

saúde emocional: Melhore sua alimentação

4. Pratique atividades prazerosas

Nada como balancear as emoções com atividades que te dão prazer. Além de acalmar e ajudar na concentração e canalização de sentimentos, atividades prazerosas estimulam a inteligência e as habilidades socioemocionais.

Dedique um tempo do seu dia para avaliar melhor aquela proposta do curso de confeitaria, de artesanato, de canto lírico ou de artes cênicas que você sempre quis fazer.

Além de ser um motivo para se desacomodar, essa iniciativa garantirá uma rotina de horários, treinos e compensação pelos bons resultados alcançados.

A saúde emocional está relacionada à qualidade de vida, ao bem estar e ao equilíbrio da pessoa consigo mesma e com o mundo.

Portanto, é importante entender os sintomas do seu desequilíbrio, suas complicações e a forma de lidar com as possíveis adversidades.

saúde emocional: Pratique atividades prazerosas

Saiba a importância de cuidar da sua SAÚDE EMOCIONAL


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