fbpx

Por que mais jovens estão indo ao oftalmologista?

Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872

Muitas horas estudando no computador e descanso em frente ao celular estão afetando a saúde dos olhos cada vez mais cedo

Três horas e quarenta minutos: esse é o tempo médio que cada brasileiro fica em aplicativos todos os dias. Redes sociais, mensagens e vídeos tomam um tempo precioso, mas não é só isso. Um estudo publicado na The Lancet em junho deste ano revelou que a combinação entre o excesso de tecnologia e o confinamento afetou diretamente os pacientes entre 5 e 18 anos. Na América Latina, os jovens tiveram aumento médio de 40% no grau de miopia entre 2019 e 2020. Nos consultórios, as ametropias – que, além da miopia, incluem a hipermetropia e o astigmatismo – lideram a busca por atendimento, observa o Dr. Felipe Erthal Tardin (CRM 38041 | RQE 23682), oftalmologista da Médicos de Olhos S.A: “Até o período de intervalo que temos durante o trabalho ou estudo não gera um descanso efetivo para os olhos, já que estamos muitas vezes interagindo em redes sociais ou vendo vídeos em aplicativos de streaming.”

Além do agravamento das ametropias, a hiperconectividade trouxe outros desconfortos para os pacientes mais jovens e ganhou nome próprio – Síndrome Visual do Computador. O Dr. Felipe elenca alguns sintomas: “Olhos vermelhos, dores de cabeça, sensação de corpo estranho e dificuldade de focalizar imagens no final do dia”. Eles são percebidos em pessoas que ficam mais de seis horas por dia em frente ao computador ou celular.

Saúde ocular e estética na juventude

De acordo com o Instituto Data Popular, 80% das crianças em idade escolar nunca fizeram exames oftalmológicos. Como as ametropias são condições progressivas, é provável que elas cheguem à adolescência precisando de óculos de grau, pelo menos até os 18 anos, quando é indicada a cirurgia a laser. “O olho é uma estrutura orgânica e sofre modificações ao longo dos anos, acarretando o surgimento de um novo grau. Por isso as cirurgias refrativas são, geralmente, realizadas em pacientes acima de 18 anos”, explica o oftalmologista da Médicos de Olhos S.A.

Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 | RQE 2872


Médicos de Olhos S.A, Um Olhar de Confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.