fbpx

Astigmatismo

O astigmatismo é uma doença ocular caracterizada pela formação da imagem em eixos diferenciados, causando certa distorção. Isso ocorre porque a córnea nem sempre é redonda e lisa.

Em algumas pessoas, ela pode apresentar irregularidades e/ou diferentes raios de curvatura. Essas características fazem com que os raios luminosos mudem de direção, e cheguem de forma distorcida na retina. A visão dos astigmatas fica embaçada devido à presença de raios de luz focalizados e outros não.

Em grande parte dos casos, o astigmatismo ocorre por causas hereditárias e pode estar associado a outras insuficiências visuais, como a miopia, hipermetropia e presbiopia. O astigmatismo pode se desenvolver rapidamente ao longo dos anos, por causa das alterações da curvatura da córnea, provocada pelos milhares de movimentos oculares do dia a dia.

Sintomas

Quem tem astigmatismo sente dificuldade de enxergar de perto e de longe. Os objetos parecem desfocados, e as linhas e contornos não são visualizados com boa definição.

Tratamento

Pessoas que sofrem de astigmatismo podem corrigir sua visão com o uso de lentes de contato ou óculos com lente tórica ou cilíndrica, que faz com que os raios de luz se concentrem em um plano único. Em casos mais avançados, pode-se recorrer à cirurgia a laser ou a um procedimento conhecido como ceratotomia astigmática. A escolha da melhor correção deverá ser decidida entre o médico e o paciente, após a realização de exames específicos.

O corpo clínico do Médicos de Olhos S.A possui oftalmologistas especialistas nesta área, além de equipamentos modernos, com alto nível de precisão no diagnóstico para indicação do melhor tratamento aos pacientes.