fbpx

Hipermetropia: o que é, sintomas e tratamento

Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872

A hipermetropia, ou dificuldade de enxergar de perto, é uma doença caracterizada pela visão desfocada em imagens próximas. Pode ser considerada como o oposto da miopia, que é a dificuldade de enxergar de longe. Ou seja, a visão fica ruim ao ver objetos próximos, como assistir televisão ou fazer uma leitura de um livro, mas enxerga perfeitamente bem o que está longe, como ler uma placa no trânsito, por exemplo. Além disso, a hereditariedade é um dos principais fatores.

visão normal e visão com hipermetropia

É um erro refrativo em que o olho é mais “curto/ menor” ou possui uma curvatura da córnea mais plana, e faz com que os raios luminosos que chegam aos olhos formem a imagem atrás da retina. Sendo assim, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal, quando o correto seria a formação da imagem ocorrer na retina.

Olho com visão normal e olho com hipermetropia

Sintomas da hipermetropia

É comum muitos hipermetropes não apresentarem queixas, mas os principais sintomas são:

  • Dificuldade de enxergar de perto;
  • Cansaço visual;
  • Dores de cabeça;
  • Sensação de peso ou dor ao redor dos olhos;
  • Ardor;
  • Vermelhidão ou lacrimejamento ocular;
  • Dificuldade de concentração;
  • Náuseas;

Tratamento

A hipermetropia pode ser tratada com o uso de óculoslentes de contato ou cirurgia refrativa se houver indicação de um oftalmologista. Contudo, é uma condição anatômica, e a cirurgia refrativa nem sempre vai livrar a pessoa de usar óculos ou lente de contato, mas é possível conviver bem com a hipermetropia com o tratamento adequado.

Portanto, se você sente dificuldades para enxergar de perto, deve buscar ajuda de um oftalmologista, principalmente se você tiver histórico familiar de hipermetropia. É importante que um especialista acompanhe o caso de perto, sempre analisando a necessidade do melhor tratamento para cada paciente.


Médicos de Olhos S.A, Um Olhar de Confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.