fbpx

OCT das Pálpebras

Optical Coerente Tomography

O OCT – Optical Coherent Tomography é um exame capaz de ver as camadas do olho em três dimensões. Os detalhes chegam a um nível de 3 micra. Este exame faz imagens utilizando raios laser, por isso não há risco para os olhos. As pálpebras representam a primeira estrutura que compõem o aparelho visual. Elas são fundamentais para proteção e lubrificação dos olhos. Existem glândulas nas pálpebras que produzem substâncias, que compõem as lágrimas. Entre estas substâncias temos gordura. A lágrima tem uma fina camada de gordura que é muito importante. São frequentes as alterações nesta camada de gordura das lágrimas, e que são muito relacionadas com a irritação crônica dos olhos.

Estas linhas verticais claras e escuras são as glândulas que secretam gordura. Elas ficam embaixo da pálpebra superior e também da inferior. O OCT de pálpebras permite que seu médico inspecione as glândulas e prescreva tratamento adequado, para diminuir a irritação crônica dos olhos.

O OCT funciona com raios laser. Este equipamento tem a capacidade de produzir imagens com raios infra-vermelhos. Quando o aparelho é direcionado para os tecidos internos das pálpebras, ele ajuda o médico a confirmar se existem alterações nas diversas camadas da pálpebra.


As glândulas de gordura são frequentemente a causa do olho seco, ou de irritações crônicas no olho. Desta forma, este exame é muito importante para confirmar o diagnóstico.

Com a confirmação diagnóstica, seu médico poderá ser assertivo na prescrição dos medicamentos. A importância desta confirmação diagnóstica fica ainda mais fácil de entender quando percebemos que os tratamentos são prolongados. Podem durar meses.

O OCT também pode fazer uma leitura tridimensional das camadas da córnea. A tecnologia baseada em raios laser produz um mapa da camada de células epiteliais muito importante para várias decisões clínicas.


Menisco lacrimal é este mínimo acúmulo de lágrimas que temos encostadas na pálpebra inferior. Conhecer o tamanho deste menisco lacrimal é importante para acompanharmos os casos de olho seco. O OCT faz a medida precisa do menisco lacrimal.


“O OCT representa o limite entre a tecnologia ultrapassada e a moderna para o exame dos tecidos oculares.




Veja também sobre OCT de Córnea:

Agende agora uma consulta

       

 

Encontre-nos nas redes sociais: