fbpx

Como se maquiar tendo presbiopia? Com Dra. Eliandra Machado

Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872

Sabemos que a presbiopia, ou visão cansada, é um problema ocular que faz parte do envelhecimento natural dos olhos. Ou seja, um processo comum que acometerá a todos, normalmente a partir dos 40 anos e é progressiva até os 60 anos. A pessoa não consegue enxergar com tanta nitidez, principalmente para perto, e seus olhos perdem forças e começam a não focar igual antigamente. Mas como se maquiar tendo presbiopia?
Conversamos com a Dra. Eliandra Machado da Silva (CRM 37707 | RQE 23278) que nos contou 5 alternativas para correção da presbiopia e a maquiagem em cada caso.


Como se maquiar tendo presbiopia?

Se você gosta de usar maquiagem, mas tem dificuldades de se maquiar no dia a dia por conta de algum problema de visão, como a presbiopia, saiba que existem recursos. Por isso, conversamos com a Dra. Eliandra Machado da Silva (CRM 37707 | RQE 23278) que nos contou 5 alternativas para correção da presbiopia e a maquiagem em cada caso. São eles:

Óculos comum;
Óculos multifocal
;
Lentes de contato;
Cirurgia refrativa;
Cirurgia com implantes de lentes intraoculares;

Confira no vídeo abaixo a conversa com a Dra. Eliandra Machado da Silva (CRM 37707 | RQE 23278).

Óculos

A primeira forma de correção para a presbiopia seria com o uso de óculos para perto, ou seja, óculos de leitura e que a maioria das pessoas conhece. Esses óculos são utilizados a uma distância de aproximadamente 40 centímetros. Além disso, também existem os óculos multifocais que possuem lentes com visão para longe, intermediário e para perto.

 Como se maquiar tendo presbiopia:óculos multifocal
Como se maquiar tendo presbiopia:óculos multifocal

Em relação maquiagem, os óculos não acabam ajudando nesse processo, pois eles permitem ver com nitidez, mas também dificultam o acesso aos olhos, cílios e sobrancelhas. Ou seja, se você põe os óculos para se maquiar, você enxergará bem, mas não terá fácil acesso à região dos olhos. Agora, se você tirar seus óculos, não consegue enxergar com tanta clareza o que está fazendo. Nesse caso, na fase inicial de presbiopia, é indicado os espelhos com lentes de aumento. Esses espelhos normalmente aumentam a imagem em 5×. Portanto, numa presbiopia inicial, essa alternativa acaba ajudando a fazer uma maquiagem mais precisa.

 Como se maquiar tendo presbiopia: lente de aumento
Como se maquiar tendo presbiopia: lente de aumento

Lentes de contato

Conforme o grau da presbiopia aumentar, os espelhos já não são tão efetivos, sendo necessária outra alternativa. Nesse caso, as lentes de contato podem ser uma opção. As lentes de contato podem ser feitas de várias formas: podem corrigir apenas um olho só para perto, corrigir os dois olhos ou podem ser usados lentes multifocais. Lembrando que antes de usar lentes de contato, é feito um teste para saber qual lente o paciente se adequará melhor.

 Como se maquiar tendo presbiopia: lentes de contato
Como se maquiar tendo presbiopia: lentes de contato

Cirurgia

Quando o paciente não se adapta com as lentes de contato ou prefere uma solução mais definitiva, existem duas opções de cirurgia: cirurgia refrativa e a cirurgia intraocular.

A cirurgia refrativa é feita com um laser na córnea e que devolverá a visão de perto ao paciente. Já a cirurgia intraocular ou também conhecida como Faco Refrativa é feito um implante de uma lente, normalmente trifocal, dando uma qualidade de visão tanto de longe, intermediária e de perto. Essa opção de cirurgia é a mais definitiva de todas.

 Como se maquiar tendo presbiopia: cirurgia refrativa e cirurgia intraocular
Como se maquiar tendo presbiopia: cirurgia refrativa e cirurgia intraocular

Portanto, muitas pessoas acabam usando óculos por pensarem que não tem outra alternativa. Contudo, existem sim outros recursos disponíveis para correção. Lembrando que somente o oftalmologista poderá indicar o melhor tratamento para cada caso.


Médicos de Olhos S.A, um olhar de confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.