fbpx

Dr. Ricardo Cebrian fala sobre Lentes Intraoculares


Lentes intraoculares

Segundo o Dr. Ricardo Cebrian “Lentes intraoculares (LIO’s) são pequenas lentes com 12 a 15 milímetros de diâmetro, posicionada exatamente atrás do colorido do olho, durante a cirurgia de catarata.”. Além disso, também são utilizadas para correção do grau de miopia, hipermetropia, astigmatismo ou em casos de presbiopia, por exemplo. É uma prática que traz muita segurança e que muitas vezes não há rejeição ao material, pois são lentes que apresentam muita tecnologia. Em relação ao paciente, depois de realizada a cirurgia, pode-se ampliar consideravelmente a qualidade de visão.

modelo de lente intraocular

As LIOs são inseridas através de cirurgia e que, na maioria das vezes, são simples e rápidas. Além da correção de grau, depois de feito o procedimento cirúrgico, em alguns casos, pode até suspender o uso dos óculos ou lentes de contato. Quem determinará qual a melhor lente para o seu caso, será um especialista. O oftalmologista, através de consultas, estudará os seus olhos para perceber qual é a melhor lente e a mais adequada para o seu caso.

Dr. Ricardo Cebrian ainda diz que “as lentes intraoculares são feitas de material maleável, ou seja, lentes dobráveis e que serão introduzidas por um corte com menos de 3 mm, na lateral da córnea. A posição da lente varia conforme o tipo da lente utilizada e características próprias do seu olho, por isso a importância em se consultar com um especialista. O material usado nessas lentes pode durar mais que a expectava humana, ou seja, dificilmente precisará trocar essa lente no futuro. O pós operatório são utilizados colírios para evitar infecções, além de repouso durante alguns dias.”.

Idade para realização das LIOs

Não existe uma idade certa para a realização das LIOs, se o paciente apresentar dificuldade visual por conta de opacificação da lente natural do olho, e que precisa de cirurgia para retirar, o médico especialista poderá indicar o procedimento, por isso não há uma contraindicação absoluta ao implante dessas lentes. Portanto, somente o oftalmologista poderá indicar se precisa ou não de cirurgia, por isso a importância em realizar uma consulta.

como as lentes intraoculares ficam inseridas dentro no olho, na cirurgia

Gostou dessa leitura? Aqui no blog do Médicos de Olhos S.A você encontra essas e outras noticias da oftalmologia. Confira todo nosso conteúdo e se ficar alguma dúvida ou se identificou com algum sintoma falado, não deixe de agendar a sua consulta pelo telefone/WhatsApp (41) 3020-4646.

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.