fbpx

Doenças oculares que podem levar à cegueira

Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872

doenças-oculares-que-podem-levar-a-cegueira.jpg
Doenças oculares que podem levar à cegueira

Doenças oculares são problemas oftalmológicos que podem surgir em qualquer fase da vida, ou seja, em crianças, jovens ou pessoas mais velhas; e provocados por vários motivos, como a genética, estilo de vida e até mesmo nossos hábitos. Além disso, em casos mais sérios, podem levar à cegueira. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 60 e 80% dos casos de cegueira no mundo poderiam ter sido evitados ou têm tratamento. Por isso, ir ao oftalmologista regularmente é uma das melhores formas de prevenir doenças que causam a perda de visão.

A visão é o mais nobre dos 5 sentidos humanos. Vivemos em um mundo repleto de luzes e cores. É importante enxergar bem, pois o mundo é muito bonito. Além disso, a natureza é rica em imagens que enchem os olhos e precisamos de nossa visão perfeita para apreciar esta beleza. Por isso é muito importante cuidar da saúde de seus olhos.

Diante dessa situação, listamos a seguir algumas doenças oculares que podem levar à cegueira:

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA COM A IDADE (DMRI)

Doença do fundo do olho que acomete pessoas acima de 50 anos. Provoca uma lesão e desgaste na parte central da retina, chamada de mácula, que deixa a visão embaçada e faz surgir uma mancha escura. A DMRI é uma das causas mais comuns de perda irreversível da visão central nos idosos, e que afeta tanto os homens quanto, mulheres. Além disso, a doença prejudica a visão tanto de perto como a de longe. Saiba mais sobre está doença clicando aqui.

GLAUCOMA

Uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma é causada pelo aumento da pressão intraocular. Consequentemente, com esse aumento, pode provocar lesões no nervo óptico, levando ao comprometimento visual. Portanto, se não tratado, pode causar dano permanente ao nervo e perda de visão. Saiba mais sobre está doença clicando aqui.

RETINOPATIA DIABÉTICA

A retinopatia diabética é uma das complicações mais frequentes em quem tem diabetes. Essa doença acontece devido aos rompimentos dos vasos sanguíneos, decorrente da alta taxa de glicose, provocando o vazamento de fluido na retina. Ou seja, o diabetes causa a morte de muitas veias da retina que é a área do olho responsável por formar as imagens enviadas ao cérebro. Saiba mais sobre está doença clicando aqui.

DESCOLAMENTO DE RETINA

A retina é a membrana que reveste internamente a parte posterior do globo ocular e é responsável por transformar o estímulo luminoso em estímulo nervoso. Ocorre quando há o desprendimento dessa estrutura no interior do globo ocular. Além disso, a separação da retina cessa o fornecimento necessário de nutrientes, que ocasiona a degeneração celular e rapidamente pode evoluir para um quadro de perda da visão. Por isso, o descolamento de retina é uma urgência médica e precisa ser tratado quanto antes. Saiba mais sobre está doença clicando aqui.

CATARATA

Entre as diversas doenças que podem afetar nossos olhos, temos a catarata. Caracterizada pela perda progressiva da transparência do cristalino (o cristalino é considerado a lente natural do olho). Ou seja, é a passagem de luz do cristalino para a retina que permite que as imagens sejam transmitidas para o cérebro e, dessa forma, possamos enxergar. Essa opacificação atrapalha a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. A progressão da doença pode levar à cegueira, embora seja possível reverter a perda da visão com cirurgia. Saiba mais sobre está doença clicando aqui.


Portanto, vimos que existem algumas causas da cegueira que são reversíveis e, em outros casos, não. Por isso, é indispensável investir na prevenção e buscar ajuda de um oftalmologista. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco para mais orientações e agendamento de consultas.

Gostou do artigo? Você também poderá ver dicas de cuidados e hábitos essenciais para a saúde dos olhos e prevenir possíveis doenças oculares futuras. Clique aqui.


Médicos de Olhos S.A, Um Olhar de Confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.

Médicos de Olhos S.A. @ Todos os direitos reservados – 2022

Desenvolvido por SELLES | Atualizado por Agência Arthes

CORONEL DULCIDIO OFTALMOLOGIA LTDA - 04.684.654/0006-47