fbpx

Diário de um Residente | Capítulo 10

Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872

Diário de um Residente, capítulo 10: a cada dia que passa, nossos residentes aprendem mais e mais sobre o mundo da oftalmologia, e essa semana não foi diferente. A residente Suelen Frizzas compartilhou conosco sobre a experiencia em realizar a sua primeira cirurgia, e a felicidade em ter escolhido a oftalmologia como especialização.

“Essa semana foi bastante desafiadora. Fiz minha primeira cirurgia! Um pterígio! Dr. Felipe Erthal (CRM 38041 | RQE 23682) foi meu orientador e com muita paciência me ajudou em todos os passos da cirurgia! A paciente já voltou e o pós operatório está sendo muito bom! E eu cada dia mais realizada com a especialidade que escolhi!”.

diario-de-um-residente-capitulo-10-suelen-frizzas.jpg
Diário de um Residente | Capítulo 10
diario-de-um-residente-capitulo-10-suelen-frizzas.jpg
Diário de um Residente | Capítulo 10

TRATAMENTO DO PTERÍGIO

O pterígio nada mais é do que uma membrana que avança sobre a córnea, ou seja, invade a superfície ocular, em direção ao centro, podendo atingir a pupila. O procedimento cirúrgico consiste na retirada dessa membrana.

Geralmente o pterígio pode progredir de forma lenta e parar de evoluir temporariamente, mas também voltar a se desenvolver a qualquer momento. Além disso, em casos mais avançados do problema, é possível que continue crescendo até atingir o eixo visual. Portanto, nesses casos, são indicadas cirurgias para evitar que a membrana chegue até a pupila e afete a visão.

O tratamento é realizado pelo oftalmologista e vai depender do tamanho do crescimento e da evolução do pterígio.

Após a consulta e a realização de exames solicitados, o médico especialista poderá indicar a melhor forma para o tratamento. Geralmente em casos pequenos de pterígio, que apresentam sinais leves, o tratamento pode ser feito com medicamentos. Contudo, em casos mais avançados, quando a lesão já está comprometendo a visão e causando desconforto, o mais indicado é a cirurgia.

Saiba mais sobre pterígio clicando aqui.

O corpo clínico do Médicos de Olhos S.A possui oftalmologistas especialistas nesta área. Além disso, equipamentos modernos, com nível de precisão no diagnóstico para indicação do melhor tratamento aos pacientes.

Gostou do artigo? Caso tenham ficado alguma dúvida ou você esteja com algum incômodo nos olhos, entre em contato conosco.


Confira outros capítulos do Diário de um Residente:


Médicos de Olhos S.A, Um Olhar de Confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.