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Dia Mundial da Saúde


A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.


Muitas pessoas se consideram saudáveis por aparentemente não apresentar nenhuma doença.

Mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.

Por isso, em atenção ao Dia Mundial da Saúde, dia 7 de Abril, o Médicos de Olhos S.A vem ressaltar a importância em como enxergamos e agimos com nossa saúde.

Pequenos hábitos que podem te ajudar a manter uma saúde mais ativa.

Que tal começar agora conferindo como começar seu dia mais disposto?

10 dicas para começar o dia bem disposto:

Atenção: mais importante do que acordar cedo, é dormir bem. Mas algumas dicas podem deixar a manhã – e o resto do dia – mais produtivos. As dicas para levantar cedo e bem-disposto começam na noite anterior. Afinal, para acordar bem, é preciso dormir bem. O cérebro precisa desse descanso para funcionar adequadamente.

Antes de dormir até a hora de levantar:

1 – Rotina: busque deitar e levantar sempre no mesmo horário, inclusive nos finais de semana, para acostumar o seu corpo à nova rotina.

2 – Desligue as telas e luzes claras: aposte em atividades relaxantes antes de dormir, uma música calma, meditação ou um bom livro – com uma luz amarela. As telas de celular e computador prejudicam a produção natural de melatonina, o hormônio indutor do sono. Por isso, o ideal é que sejam evitadas duas ou três horas antes de dormir, ou pelo menos que se use o filtro de luz azul para amenizar o problema.

3 – Planeje o dia seguinte: se estiver com muitas preocupações, faça uma lista de prioridades para resolver no dia seguinte. Com a mente descansada pela manhã, as soluções ficam mais claras.

4 – Hora de acordar! Vencer a preguiça. É normal sentir preguiça logo ao acordar, mas vencer esse pensamento será a primeira vitória do seu dia. Pense em uma coisa boa que você quer para o seu dia. Levante-se para conquistá-la!

5 – Vencer o modo soneca. O despertador é seu aliado nessa mudança de hábito. Mas o modo soneca pode atrapalhar mais que ajudar. Isso porque, ao longo da noite, você passa por ciclos de sono com cerca de 90 minutos cada. Se você acordar e pressionar “só mais cinco minutinhos”, seu cérebro pode entrar em um novo ciclo de sono e levantar se torna ainda mais difícil. Dica? Experimente deixar o despertador longe da cama com uma música agradável. Assim, você precisará levantar para desligar, mas não será um som desesperador.

6 – Faça a luz do dia entrar: ao deixar a cortina, uma parte da janela ou a porta do quarto aberta, você permite que a luz do dia entre no seu quarto e desperte seu corpo de forma gradativa e mais tranquila. Mas, se você trabalha à noite e precisa dormir pela manhã, vale apostar em cortinas blackout para ajudar seu corpo a descansar melhor.

7 – Arrume a cama: é uma boa forma de mexer o corpo logo cedo e ter uma sensação de realização logo nos primeiros minutos do dia. Isso ajuda a ter disposição para as próximas atividades.

8 – Café da manhã: seu corpo passou cerca de oito horas em jejum, um café da manhã completinho fornecerá a energia necessária para sua jornada.

9 – Exercícios físicos pela manhã: além de ser bom para o corpo, a atividade física libera hormônios responsáveis pelo sentimento de prazer, traz energia, reduz ansiedade e depressão.

10 – Ler , ouvir música ou tentar aprender algo novo: ajuda a despertar o cérebro para pensamentos não rotineiros e estimula a criatividade.

Se, apesar do número de horas dormidas e das tentativas de aplicar essas dicas, o cansaço ainda for uma constante, pode ser um sinal de alerta. A fadiga excessiva pode estar associada a problemas hormonais ou a distúrbios do sono. Nesse caso, é importante procurar um médico para a avaliar o caso. Combinado?

Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872



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