Curso de Iniciação à Oftalmologia Prática | Médicos de Olhos S.A


Este curso foi feito para você que está pensando em entrar para o universo da Oftalmologia. Ele irá te seduzir e surpreender. Venha aprender na prática e se encantar
com tanta inovação e tecnologia!


O curso Iniciação à Oftalmologia Prática do Médicos de Olhos, foi criado especialmente para o público não-especialista em Oftalmologia, mas que possui interesse na área ou em ingressar na especialidade.

Neste curso, você terá acesso aos conhecimentos básicos teóricos agregado a atuação prática, para auxiliar no desenvolvimento das competências necessárias que levam a formação na especialidade.


INSCREVA-SE AGORA!
Início das aulas: Março de 2021
Investimento: R$449,00

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA!


Confira o cronograma de aulas:

01/03/21 – Aula 1 inaugural – 19h30: Por quê o primeiro passo deve ser bem pensado. Hamilton Participação: todos os palestrantes do curso. Abordagem: Introdução ao curso pelo Dr. Hamilton; apresentação de todos os palestrantes do curso pelo Dr Hamilton; aula; finalização.

02/03/21 – Aula 2 – 19h30: Desmistificando a refração – adultos. Felipe Branco Abordagem: Autorefrator no auxílio da refração. Funcionalidades do greens. Tabela de snellen. Funcionalidades dos sistemas que os monitores de projeção oferecem (Dial, contraste, verdevermelho, ishihara).

03/03/21 – Aula 3 – 19h30: Desmistificando a refração – crianças. Flávio Bassoli Abordagem: Como realizar a esquiascopia incluindo cálculo de desconto da distância do braço; Tabela de Teller: como ela avalia a visão e como utilizá-la. Refração em crianças pré-verbais, pré-escolares e escolares. Quando fazer a primeira refração? Até que idade é mandatório cicloplegiar? O que o oftalmologista geral precisa saber para examinar a criança? Como fazer a refração em crianças na prática, incluindo quanto se desconta da refração encontrada de acordo com idade, a partir de quanto se prescreve óculos, macetes para prender a atenção da criança durante o exame.

04/03/21 – Aula 4 – 19h30: Desmistificando a refração – Prática e lentes de contato. Abordagem: 1a parte Otavio Bisneto: Como eu faço a refração no meu consultório (hipermetropia, miopia, astigmatismos simples e compostos). Situações onde o autorefrator pode atrapalhar a refração. Refração em casos especiais como anisometropias, ceratocone, baixa visão. O que fazer quando o paciente não atinge 20/20 – investigação. 2a parte Cristina Cury: Quando indicar LCs gelatinosas e rígidas. Tipos de LCs gelatinosas. Desenhos de LCRGPs. Uso de LCRGP para testar potencial de visão. Quais cuidados orientar ao paciente.

05/03/21 – Aula 5 – 19h30: O paciente estrábico no consultório. Rafaela Mondeli Abordagem: Avaliação da visão binocular: medidas de foria, da relação AC/A, das amplitudes de vergências e da estereopsia. Avaliando a motilidade ocular. Testes para detectar desvios. Coveruncover, Hirschberg, Krimsky. Tipos de estrabismo. Refração no paciente estrábico: corrigir ou não o grau total; quando indicar óculos prismático; quando indicar cirurgia. Refração no paciente amblíope: quando usar tampão e outros meios de correção.

08/03/21 –  Aula 6 – 19h30: A lâmpada de fenda e o segmento anterior – córnea e superfície ocular. Guilherme Muller Abordagem: Mostrar todas as funcionalidades da lâmpada de fenda e modo de utilização. Tipos de iluminação e quando utilizar cada uma. Avaliação das pálpebras, filme lacrimal e córnea. Camadas da córnea. Quando usar fluoresceína. Como diferenciar hordéolo de calázio. A apresentação da blefarite. Como diferenciar conjuntivites. O que fazer em quadros de ceratite e úlcera de córnea.

09/03/21 – Aula 7 – 19h30: A lâmpada de fenda e o segmento anterior – câmara anterior e cristalino. Felipe Erthal Abordagem: Van Herick. Como diferenciar flare, tyndall, pks. Sinais de uveíte anterior granulomatosa e não granulomatosa e quando investigar. Tipos de cataratas e suas características e classificação. Quando indicar cirurgia de catarata. Facorefrativa e tipos de LIOs. LIOs fora de posição e OCP, o que fazer.

10/03/21 – Aula 8 – 19h30: A pressão intraocular e o nervo óptico. Rodrigo Omoto Abordagem: Aparelhos que medem a PIO. Modo correto de fazer o Goldmann e como encontrar a PIO. Relação entre PIO e glaucoma. Como diagnosticar os tipos de glaucoma pelo exame clínico. Avaliação gonioscópica. Como examinar o disco óptico. Sinais de suspeita de glaucoma no disco óptico.

11/03/21 – Aula 9 – 19h30: A avaliação da retina. Leandro Chaves Abordagem: Como usar o retinoscópio. Imagem direta x invertida. Como avaliar a mácula na lâmpada de fenda. Como utilizar o oftalmoscópio indireto. Como são as estruturas normais da retina. Floatters e sintomas de alarme. Drusas e a DMRI. Retinopatia diabética e o que fazer. Quando solicitar exames complementares e quais deveriam solicitados de acordo com cada achado.

12/03/21 – Aula 10 – 19h30: Apertem os pedais! Preparando para a primeira cirurgia. Hamilton/Branco/Erthal/Omoto/Leandro Abordagem: Como posicionar o microscópio e funcionalidades dos pedais. Apresentação dos materiais cirúrgicos utilizados. Tipos de pontos e fios utilizados na Oftalmologia. Cirurgia de pterígio, o passo a passo. FACO, breve demonstração. PRK e LASIK, breve demonstração. TREC, breve demonstração. VPP, breve demonstração.


Para mais informações sobre valores do curso e inscrições do programa, entre em contato com nossa equipe:

Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872



Médicos de Olhos S.A, Um Olhar de Confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.