fbpx

Conjuntivite: sintomas e tratamentos

homem com olhos vermelhos por estar com conjuntivite

Conjuntivite é o nome dado à inflamação da conjuntiva – membrana que reveste a parte externa do globo ocular. Entre os tipos mais frequentes da doença, estão a alérgica e a viral.

A conjuntivite alérgica não é transmissível, e acomete pessoas propensas a alergias, como rinite e bronquite. Além disso, o problema pode estar relacionado à baixa umidade do ar, e pode ser causado por excesso de poeira, poluição, pelos de animais e outras partículas que possam entrar nos olhos.

A conjuntivite viral é facilmente transmissível pelo contato com objetos pessoais contaminados, como maquiagens, toalhas, fronhas e lenços. Além disso, superfícies infectadas de uso comum, como maçanetas, corrimãos, mesas, etc.

Ambientes com grande concentração de pessoas, como, por exemplo, escolas, meios de transporte, empresas e shoppings são os mais propícios para espalharem o vírus.

Sintomas:

Os sintomas mais comuns são: ardência, coceira, embaçamento da visão, inchaço das pálpebras, lacrimejamento, olho vermelho, secreções, sensação de areia nos olhos e sensibilidade à luz.

Obs.: pacientes com conjuntivite que também apresentarem sintomas como tosse, febre, cansaço ou dificuldade para respirar, poderão representar casos de Covid-19.

Tratamento:

Em caso de suspeita de conjuntivite, é fundamental consultar-se com um oftalmologista. Além disso, não utilize colírios indiscriminadamente medicamentos inadequados podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Para os casos alérgicos, é necessário evitar contato com o alérgeno (poeira, pólen, pelos de animais, fumaça, poluição etc.). Também usar medicamento específico, prescrito pelo oftalmologista.

Para os virais, assim como ocorrem com resfriados, espera-se que a melhora aconteça entre 7 e 10 dias após seu início. Medidas para o alívio dos sintomas, como compressas frias, colírios lubrificantes e analgésicos, são recomendadas.

Além disso, cuidados especiais com a higiene também ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença.

Em qualquer tipo de conjuntivite a utilização de lentes de contato deve ser suspensa.

Cuidados importantes:

  • Lave as mãos frequentemente, com água e sabão;
  • Evite tocar os olhos sem higienizar as mãos;
  • Evite usar maquiagem de outras pessoas nos olhos;
  • Nunca use lentes de contato de outras pessoas;
  • Nunca use colírios utilizados anteriormente por pessoa com conjuntivite;
  • Não leve crianças com conjuntivite para o berçário ou à escola, até que o quadro tenha se resolvido;
  • Lave regularmente roupas de cama, lençóis, fronhas e toalhas.

O corpo clínico do Médicos de Olhos S.A possui oftalmologistas especialistas nesta área, além de equipamentos modernos, com alto nível de precisão no diagnóstico para indicação do melhor tratamento aos pacientes.

Portanto, agende sua consulta pelo telefone/WhatsApp: (41) 3020-4646

Médicos de Olhos, um olhar de confiança.

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.

Médicos de Olhos S.A. @ Todos os direitos reservados – 2022

Desenvolvido por SELLES | Atualizado por Agência Arthes

CORONEL DULCIDIO OFTALMOLOGIA LTDA - 04.684.654/0006-47