Ceratocone, com Dra. Cristina Cury

Tudo o que você precisa saber sobre essa doença: O que é? Quais as causas e os sintomas e qual o tratamento.


olho de uma pessoa com ceratocone

Você sabe o que é Ceratocone?

Doença congênita, ou seja, a pessoa já nasce com predisposição para desenvolve-lá. O ceratocone é caracterizado pelo encurvamento e afinamento progressivo da córnea. Além disso, o problema pode levar ao desenvolvimento de altos graus de astigmatismo e miopia, comprometendo a visão. Em todo o mundo, entre 0,5% e 3% das pessoas são acometida pela doença. Seu aparecimento é mais comum na adolescência, de forma espontânea. Dificilmente o ceratocone se desenvolverá após os 30 anos.

Causas:

Primeiramente, alguns estudos indicam que o ceratocone pode estar relacionado a mudanças físicas e bioquímicas no tecido corneano. Entre 5% e 27% dos casos têm histórico da doença na família e cerca de um terço dos pacientes tem alergia ocular, com consequente coceira nos olhos. Contudo, o ato de coçá-los com frequência está diretamente ligado ao afinamento da córnea, uma das características da doença.

Sintomas:

Muitos pacientes não percebem o ceratocone no início, quando a córnea começa a se curvar. Na maioria das vezes, a doença caracteriza-se pelo surgimento de miopia ou astigmatismo. Em seguida, o paciente começa a se queixar de mudanças frequentes na prescrição dos óculos, visão borrada, embaçada, com halos de luz ou distorcida e alta sensibilidade à luz.

Tratamento:

O tratamento para o ceratocone pode variar conforme o estágio da doença e
avaliação clínica do paciente. Como o ceratocone é uma doença que não tem cura, a finalidade do tratamento é proporcionar uma boa visão e garantir a manutenção da saúde das córneas. Poderão ser recomendados o uso de óculos, lentes de contato ou até cirurgia a laser. Nos casos de ceratocone avançado, poderá ser indicado o transplante de córnea.

Portanto, se ficou alguma dúvida, não deixe de agendar sua consulta. Entre em contato pelo telefone/WhatsApp: 41 3020-4646. Será um prazer por atendê-lo.

Médicos de Olhos S.A – Um Olhar de Confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.