Ceratocone: causa, diagnóstico e tratamento, por Dr. Marcelo Mendes

Um olho normal e outro olho com ceratocone

Primeiramente, o centro cirúrgico do Médicos de Olhos S.A, conta com um novo aparelho para tornar mais rápido e seguro o tratamento do ceratocone: o Crosslinking. A tecnologia se destina a estabilizar a evolução da doença, por meio da aplicação de vitamina D, associada à irradiação com radios ultravioleta. O Dr. Marcelo Mendes explica que, por meio do Crosslinking, é possível obter melhor qualidade, com resultados excelentes, o que representa segurança, precisão e conforto ao médico e ao paciente.

O especialista acrescenta que o tratamento consiste de uma aplicação controlada de raios UV na córnea, com o objetivo de proporcionar uma reestruturação das fibras de colágeno, gerando o fortalecimento da córnea e, assim, evitar a progressão do abaulamento corneano. Assim, obtêm-se a estabilidade da doença, evitando baixa visual, bem como, em determinados casos, a realização de um futuro transplante.

Ceratocone

Segundo o Dr. Marcelo Mendes “o ceratocone é uma aberração corneana que consiste no afinamento de uma parte da córnea. Este afinamento provoca um aumento na curvatura da córnea, resultando na queda da qualidade da visão e na distorção da imagem.”. Também destacou que o diagnóstico é feito por exames clínicos e de imagem, tais como a topografia e a tomografia de córnea. Além disso, o tratamento inicial se dá pela prescrição dos óculos em conjunto com as lentes de contato rígidas. Quando a doença evolui aplica-se o Crosslinking, os anéis intraestromais e, como última opção os transplantes corneanos que, na rotina do Médicos de Olhos, são feitos com o emprego do Laser de Femtosegundo.

Confira mais detalhes no vídeo.

Portanto, se você é um paciente com diagnóstico de ceratocone, acompanhe a progressão da sua doença periodicamente com seu médico oftalmologista que poderá lhe auxiliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Agende sua consulta: 3020-4646

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.