Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos

Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872

Vários alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos
Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos

Primeiramente, sabemos que é muito importante manter uma alimentação saudável. Contudo, essa prática não serve apenas para quem quer emagrecer ou ser mais saudável, mas é essencial para o corpo como um todo, inclusive para a nossa visão, pois existem determinados alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos.

Para manter em dia a saúde ocular é preciso tomar alguns cuidados e hábitos essenciais. Além disso, adotar uma alimentação balanceada, rica em nutrientes que são essenciais para manter a saúde dos olhos e prevenir doenças e problemas de visão. Por isso, listamos 9 alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos. Confira!

1 – Frutas

Frutas vermelhas ou roxas: ricos em vitamina C. Esses nutrientes têm a função de antioxidantes e flavonoides. Ou seja, combatem os radicais livres e auxiliam na prevenção de perda de visão. Além disso, outros alimentos ricos em vitamina C também ajudam a prevenir a degeneração dos tecidos oculares, fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções por micro-organismos patógenos.

Exemplos de frutas vermelhas e roxas:

  • Morangos;
  • Amoras;
  • Cerejas;
  • Framboesas;
  • Mirtilos;
 Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: frutas vermelhas ou roxas
Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: frutas vermelhas ou roxas

Frutas amarelas ou verdes: fontes de carotenoides. Ou seja, substância que previne a deterioração da mácula, e é responsável por enxergarmos as cores.

Exemplos de frutas amarelas ou verdes:

  • Laranjas;
  • Limões;
  • Maçã;
  • Tangerina;
  • Abacate;
Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: frutas amarelas ou verdes
Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: frutas amarelas ou verdes

2 – Alimentos alaranjados

Ricos em vitamina A e betacaroteno. Esses nutrientes são importantes em uma alimentação saudável, pois funcionam como antioxidantes que ajudam a proteger a retina. Além disso, também auxiliam na saúde da pele e previnem o envelhecimento precoce de outras células.

Uma alimentação com falta de vitamina A pode causar a chamada cegueira noturna. Ou seja, está ligada à dificuldade de enxergar a noite, ou em ambientes com pouca luminosidade.

Exemplos de alimentos alaranjados:

  • Cenoura;
  • Abobora;
  • Mamão;
  • Tangerina;
  • Laranja;
Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: alimentos alaranjados
Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: alimentos alaranjados

3 – Peixe

Incluir peixe em uma alimentação saudável é muito importante, pois são ricos em ômega 3, minerais e vitaminas como A, B, D e E, que fazem bem para visão. Ou seja, ajudam na lubrificação dos olhos e a manter a integridade das células da nossa retina. Além disso, melhora a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de oxigênio e nutrientes enviados para as células do olho.

Exemplos de peixes que contêm níveis mais benéficos de Ômega-3:

  • Salmão;
  • Atum;
  • Sardinhas;
  • Truta;
Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: peixe
Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: peixe

4 – Azeite de oliva

Ao usar o azeite de oliva em sua alimentação, você estará ajudando a proteger seus olhos, pois ele é rico em ômega 3 que auxilia como antioxidante; e em vitamina E e polifenóis, com ação anti-inflamatória. Ajudam a prevenir a síndrome do olho seco e a degeneração macular.

Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: azeite de oliva
Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: azeite de oliva

5 – Óleo de linhaça

Assim como o azeite de oliva, o óleo de linhaça contem ômega 3, mas também possui ômega 6, ômega 9 e vitamina E. Ajudam a fortalecer o sistema imunológico, auxilia na lubrificação e hidratação dos olhos diminuindo a sensação de ardência, além de sensibilidade à luz e coceira.

Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: óleo de linhaça
Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: óleo de linhaça

6 – Ovos

Os ovos possuem vitaminas, minerais, proteínas e gorduras que fazem bem à saúde, como a luteína, zeaxantina, Vitamina C, Vitamina E e Zinco. Esses nutrientes ajudam a minimizar as chances de degeneração macular, a proteger seus olhos contra a cegueira noturna e olhos secos. Contudo, ao consumir fique atento aos níveis de colesterol no sangue.

Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: ovos
Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: ovos

7 – Alho e cebola

Além de serem um dos temperos mais usados e saborosos, eles são ricos em vitaminas B, C, cálcio e fósforo. Possuem ação antiviral e antimicrobiana. Outro ponto importante é que eles auxiliam na diminuir da pressão arterial, o que ajuda indiretamente o surgimento de doenças oculares como o glaucoma e ajudam a controlar o colesterol.

Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: alho e cebola
Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: alho e cebola

8 – Folhas e verduras verdes

Ricos em luteína e zeaxantina, são antioxidantes que possui ação anti-inflamatória e cicatrizante. Ajudam a proteger a visão, melhorando a percepção de brilho, facilitando a visão à distância. Além disso, contem ácido fólico, um mineral que estimula a produção de sangue e previne a anemia.

Exemplos de folhas e verduras verdes:

  • Couve;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Salsa;
  • Rúcula;
Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos:  folhas e verduras verdes
Alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos: folhas e verduras verdes

9 – Outros alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos:

Carnes: possuem zinco, que auxilia na prevenção da cegueira noturna;

Cereais e integrais: possui Cobre, substância que evita a morte de células no fundo do olho e evitam também DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade;

Oleaginosas: ricas em Ômega 3 e contêm um alto nível de Vitamina E, que funciona como antioxidante e evita o surgimento de Catarata e Degeneração Macular. Ela está muito presentes em frutos secos como: nozes, amendoim, amêndoas, castanha do Pará e castanha de caju.

Fígado: ao consumir fígado, você estará ingerindo vitamina A. Substância essencial para a saúde dos olhos, já que ativa a produção de uma proteína que ajuda a diferenciar o claro e o escuro, ou seja, é fundamental para a visão noturna. Além disso, previne o olho seco.

Água: ajuda a manter a hidratação e previne a Síndrome do olho seco;

Quais são os alimentos e bebidas que não fazem bem para a saúde dos olhos?

  • Açúcar;
  • Margarinas e óleos vegetais;
  • Opções ricas em gorduras trans;
  • Bebidas alcoólicas;

Você também pode conhecer outras dicas com cuidados e hábitos essenciais para a saúde dos olhos, clicando aqui.

Importante lembrar que esses alimentos apenas auxiliam na saúde ocular. Ou seja, nenhum consumo fará com que problemas ou doenças na visão sejam resolvidos. Portanto, a consulta periódica com um oftalmologista é indispensável.


Médicos de Olhos S.A, Um Olhar de Confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.