Dr. Otávio Siqueira explica se o coronavírus pode ser contraído pelos olhos. Fique atento!



O coronavírus (CoV-2019) é uma família de vírus que causa doenças que variam do resfriado comum entre outras infecções respiratórias.

Mas afinal, qual a relação do coronavírus com a saúde dos olhos?

Esta é uma pergunta que tem sido muito levantada entre os pacientes e oftalmologistas conforme a doença foi se alastrando pelos continentes.

O Dr. Otávio Siqueira Bisneto explica que nós ainda não temos todas as respostas, por tratar-se de uma doença nova. Entretanto, recentemente a Academia de Oftalmologia notificou a sociedade de oftalmologistas com informações iniciais a respeito do olho e do coronavírus.

O que sabe-se até o momento, baseado nos casos relatados, é que o coronavírus é uma doença facilmente transmissível de uma pessoa para a outra e os sintomas geralmente se manifestam entre dois a quatorze dias após a pessoa ser infectada.

Os sintomas variam entre dificuldades respiratórias, febre, tosse, falta de ar e dor de cabeça. E, além disso, um dos sintomas que podem ser detectados, é a conjuntivite.

Estudos que acompanham a transmissão e evolução do vírus já estão sendo realizados para compreender também se há possibilidades do vírus ser transmitido através dos olhos ou da inflamação da mucosa. Infelizmente muitas informações sobre o novo vírus ainda não são precisas.

A conjuntivite também é um sintoma muito presente em outras doenças que atingem as vias respiratórias, por exemplo, a gripe comum, o resfriado, a renite alérgica, etc.

Por isso, um alerta para pacientes e oftalmologistas é ficar atendo aos casos de conjuntivite acompanhados dos sintomas acima citados em pessoas que tenham tido contato com outras infectadas pelo coronavírus.

Em breve esperamos ter mais informações precisar sobre a doença para informação a toda população.

mulher com gripe por causa do coronavírus

Portanto, sabemos a importância de ficar em casa nesse momento, mas se acaso precisar, ligue e converse direto com nossos oftalmologistas: 41 3020-4646. Além disso, também temos o nosso atendimento de emergência 24 hora, na Unidade do Carmo (Rua Josepha D. Destefani, 198).
Queremos continuar atendendo com dedicação, disposição e muita responsabilidade!

Médicos de Olhos S.A, Um Olhar de Confiança!

Encontre-nos nas redes sociais:

         

 

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.