Óculos para Presbiopia, com Dr. Otávio Siqueira

Popularmente conhecida como vista cansada, é a falta de visão para perto. Em outras palavras, é o envelhecimento natural do nosso olho, onde o cristalino já não consegue fazer o foco de perto. Atinge a 100% das pessoas, ou seja, todos nós, a partir dos 40 e 45 anos, vamos apresentar a Presbiopia.

mulher usando óculos para presbiopia e lendo o jornal

Ao decorrer dos anos, você começará a notar que aquela pessoa que nunca precisou usar óculos até os 40 anos, após essa idade já apresentará os primeiros sintomas, como, por exemplo: precisar afastar o seu braço para conseguir ler letras menores ou forçar os olhos para focar determinados objetos. A partir dessa idade, a visão de perto já não é mais tão confortável, e com o passar do tempo já não conseguirá visualizar tão bem. Cada vez mais precisará aumentar a profundidade de foco e chegará num ponto onde mesmo fazendo toda essa movimentação com o braço, não conseguirá ler, por exemplo.

Existem várias formas para se tratar, e uma delas é a utilização de óculos para presbiopia.

Confira mais detalhes sobre óculos para presbiopia, com o Dr. Otávio Siqueira, no vídeo abaixo:

Óculos simples

São comuns, não permite a visualização de perto e longe ao mesmo tempo, pois são graus diferentes. Longe é um determinado grau e de perto já seria outro, sendo então preciso usar dois óculos, por exemplo.

Óculos multifocal

Olhando para a lente parece comum, mas sua estrutura é diferente. Na parte superior encontra-se o grau para longe e inferior o grau para perto. É possível enxergar tanto coisas distantes, quanto próximas na mesma lente, sem ter que tirar ou trocar de óculos.
Não é aquela lente que apresenta uma divisão (linha circular, que muitos óculos tinham antigamente), esse são óculos bifocais. O multifocal não apresenta essa característica, a mudança do longe para o perto ocorre de maneira gradual.

Além dos óculos, veja também: cirurgia para presbiopia, lentes intraoculares e lentes de contato para presbiopia.

Gostou dessa leitura? Aqui no blog do Médicos de Olhos S.A você encontra essas e outras noticias da oftalmologia. Confira todo nosso conteúdo e se ficar alguma dúvida ou se identificou com algum sintoma falado, não deixe de agendar a sua consulta pelo telefone/WhatsApp (41) 3020-4646.

Gostou do artigo? Inscreva-se e nunca perca uma atualização

Preencha o formulário abaixo e seja o primeiro a saber, através do seu e-mail, sempre que publicamos uma nova notícia no portal.